Pesquisadores do Lactec concluíram nesta quarta-feira (13/11) as apresentações de seus trabalhos técnicos no XXV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), em Belo Horizonte (MG). Foram 14 trabalhos, ao todo, apresentados pelo Lactec ou nos quais o instituto é parceiro nos projetos. As soluções propostas são aderentes às principais demandas do setor elétrico e visam ao aprimoramento de processos operacionais e de manutenção, redução de custos, adequação às regulamentações do setor, gestão e monitoramento de ativos e inserção de novas tecnologias de geração de energia, entre outros aspectos.
Uma das novidades nesta edição do evento foi o Next Generation Network Showcase (NGNS) – iniciativa do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigre), que deu oportunidade a jovens profissionais de apresentarem seus trabalhos a um público especializado. O Lactec esteve representado no NGNS pela bolsista da área de Sistemas Elétricos, Thaís Marzalek Blasi, que apresentou o trabalho “Avaliação dos Índices de Estabilidade de Tensão para Redes Ativas de Distribuição”, no Grupo de Estudos de Sistemas de Distribuição (GDI).
O estudo atende a uma demanda emergente no setor elétrico, que é a expansão dos sistemas de geração distribuída conectados às redes de distribuição, e considera os cenários de aumento dos veículos elétricos e sistemas de armazenamento. Foram realizadas simulações de fluxo de potência com o objetivo de verificar os impactos desses novos sistemas, verificando os comportamentos da rede em termos de perdas, níveis de tensão, mudança de tap do regulador de tensão e fluxo reverso.