Quem somos
Unimos o protagonismo das pessoas e da tecnologia.
O Lactec é referência em soluções inovadoras para o segundo setor, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Atuamos em mercados essenciais para a segurança e a sustentabilidade da vida.
Combinamos ideias simples para chegar a soluções complexas.
É assim que chegamos a lugares que só a precisão e o talento podem alcançar.
Propósito
Criar soluções inovadoras para transformar a vida das pessoas.
Visão
Ser referência em desenvolvimento tecnológico para deixar um legado às próximas gerações.
Valores
- CRIATIVIDADE
- OUSADIA
- VERDADE CIENTÍFICA
- ÉTICA
- EXCELÊNCIA
- RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
- RESPEITO ÀS PESSOAS
Nossa história
A história do Lactec começa em 1959, com a criação do Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza. Dele nasce a reconhecida competência em projetos para grandes obras hidrelétricas. Atividade que mais tarde foi somada à tradição do Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento, em 1982, e do Laboratório de Materiais e Estruturas, em 1994.
A fusão de todas essas unidades, no final dos anos 1990, e a criação do Laboratório de Mecânica e Emissões Veiculares, em 2000, deram origem ao Lactec, uma organização privada, sem fins lucrativos e autossustentável.
Conheça nosso Presidente
Luiz Fernando Vianna


É administrador pela Universidade Tuiuti do Paraná, com especialização em Desafios de Liderança de Equipes (Challenges of Leadership in Teams) pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Sloan School of Management).
Iniciou sua carreira no Lactec, em 1999, como estagiário. Quinze anos depois, tornou-se presidente da instituição, cargo que ocupa até o momento.
É membro do Conselho Fiscal do IPD Eletron e do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da Fiep. Presidiu a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e participou ativamente como membro do Conselho Consultivo e do Grupo Temático sobre o Setor de Petróleo e Gás da Finep, do Conselho de Administração da CGEE e do Comitê Técnico Científico da ANP.