Os clientes que buscam a avaliação de seus materiais e métodos construtivos têm como objetivo final a aquisição do Documento de Avaliação Técnica (DATec). A aquisição do DATec depende de um processo que passa, primeiramente, pela existência de uma diretriz de análise no Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SiNAT). A diretriz é uma espécie de norma, em que são apresentados os parâmetros de referência que precisam ser atendidos pelo produto nos ensaios laboratoriais e de campo. Quando a diretriz referente àquele produto existe, a ITA usa este documento como base para a formulação do Relatório de Avaliação Técnica (RTA).

O RTA reúne todas as avaliações do sistema construtivo por meio de análise documental, ensaios laboratoriais, ensaios de campo e auditorias em fabrica e em obras. O DATec é uma síntese do RTA que contém todas as informações e descrições técnicas do sistema construtivo analisado que implicam na qualidade e garantia de vida útil. Quando se busca homologação de um sistema construtivo e ainda não há uma diretriz homologada junto ao SiNAT, a ITA elabora uma nova diretriz e depois da aprovação do conteúdo do documento pelo Comitê Técnico do SiNAT, a diretriz é homologada pela Comissão Nacional do SiNAT e o processo de obtenção do DATec poderá ser iniciado.

Confira quais são as diretrizes já existentes e saiba mais sobre o Sinat.

O Lactec está pronto para atender as demandas de seus clientes, também prestando consultoria às empresas que possuem dúvidas sobre o processo de aquisição da DATec.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta.