Macrófitas aquáticas são organismos fundamentais para o ecossistema aquático. Elas são responsáveis por diversas funções ecológicas, como ciclagem de nutrientes, promoção de produtividade primária, habitat para diversos organismos (aves, peixes e insetos) e proteção de margens de córregos.

Uma vez que o ambiente sofre alterações, grande parte por ações antrópicas, essas plantas encontram condições para crescer de forma descontrolada, causando problemas para os diversos usos dos corpos hídricos. Entre os problemas causados por essas plantas, destacam-se a redução da riqueza da flora aquática local, mortandade da fauna, proliferação de doenças, diminuição dos índices de qualidade da água, perda de áreas de lazer, danos à navegação e prejuízos na geração de energia (MARCONDES et al., 2003).

Diante desse cenário, os estudos envolvendo macrófitas aquáticas são voltados para o diagnóstico e manejo dessas comunidades, em reservatórios e demais corpos da água, buscando compreender os fatores-chave, que estão influenciando em seu crescimento, e gerar soluções para um manejo sustentável.

 

Atuação:

  • Levantamento florístico.
  • Estimativa de biomassa de macrófitas.
  • Caracterização da água e sedimentos, com foco na disponibilidade de nutrientes para a comunidade de macrófitas.
  • Ecologia de macrófitas
  • Obtenção de imagens subaquáticas.
  • Monitoramento de macrófitas por sensoriamento remoto.
  • Soluções para o manejo de macrófitas aquáticas em reservatórios.

 

► A equipe conta com mergulhadores capacitados pela Associação Nacional de Instrutores Subaquáticos (NAUI, na sigla em inglês) para a obtenção de registros subaquáticos de macrófitas aquáticas do hábito submerso. As imagens produzidas são de grande auxílio para a elaboração de relatórios e para o estudo desse grupo ecológico de plantas aquáticas.

 

Serviços em andamento:

Avaliação do dano ambiental aos rios e reservatórios da região do desastre de Mariana (MG).

 

Para mais informações, envie um e-mail para comercial@lactec.org.br ou solicite uma proposta.