Empresas podem certificar seus produtos de duas formas, uma voluntária e outra compulsória.

A certificação voluntária é aquela que não possui qualquer regulamentação de um órgão oficial. A decisão de certificar é do próprio solicitante com o objetivo de garantir a conformidade do seu produto por meio do atendimento aos requisitos mínimos estabelecidos em normas e outros documentos específicos.

Já a certificação compulsória é aquela regulamentada por lei ou portaria de um órgão regulamentador. Esse formato dá prioridade às questões de segurança, saúde e meio ambiente, uma vez que os produtos listados nas regulamentações só podem ser comercializados com a devida certificação.

O processo de certificação de produtos se resume nas seguintes fases:

SOLICITAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO E APROVAÇÃO DA PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL
O Organismo de Certificação de Produtos (OCP) do Lactec recebe formalmente a solicitação de interesse na certificação de produtos do seu cliente. A solicitação é analisada e, em contato com o cliente, as dúvidas são esclarecidas. O Lactec envia a proposta técnica e comercial e o cliente faz a aprovação ou solicita os ajustes necessários.

AUDITORIA INICIAL
Uma vez aprovada a proposta, será realizada a avaliação: do produto, do processo produtivo e do sistema da qualidade. Ao longo da auditoria, o cliente auxiliará a equipe de auditoria, dando acesso às etapas da produção e apresentando os meios ou documentos pelos quais controla a qualidade do produto.

REALIZAÇÃO DOS ENSAIOS
Após o acompanhamento em campo do produto, ele será ensaiado em laboratório. São realizados ensaios de Rotina (R) e de Tipo (T), avaliando os procedimentos e critérios descritos em normas definidas no escopo da certificação.

DECISÃO SOBRE A CERTIFICAÇÃO
Após passar por todas as etapas anteriores, os avaliadores reunirão a documentação com as evidências coletadas durante o processo e entregarão a um revisor técnico. Uma vez revisado, o processo é encaminhado ao responsável pela certificação, o executivo sênior, que tomará a decisão sobre a certificação, ou não, do produto.

EMISSÃO DA CERTIFICAÇÃO DO PRODUTO
Se aprovado, um contrato será assinado contendo termos de responsabilidade entre o cliente e o Lactec e o certificado do produto aprovado será emitido.

MANUTENÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA CERTIFICAÇÃO
Após a certificação, o Lactec realizará ao menos 1 (uma) auditoria anual – durante o período de validade da certificação – para o acompanhamento das atividades e das conformidades do produto. Casos de reclamações ou denúncias referentes aos produtos certificados também serão acompanhados.

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